Diretora do IBDFAM assume presidência da Comissão de Diversidade Sexual da OAB Federal
Publicada em 25/03/2011.
A vice-presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família - IBDFAM, Maria Berenice Dias, foi convidada a presidir a Comissão de Diversidade Sexual da Ordem dos Advogados do Brasil-OAB. Criada na última terça-feira, dia 22/03, durante audiência pública, a comissão será responsável pelo encaqminhamento das ações e dos projetos da entidade nessa área e terá como missão a elaboração do Estatuto da Diversidade Sexual proposto pelo Conselho Federal da Ordem.
Maria Berenice Dias se disse honrada com o convite e afirmou que esta é uma grande oportunidade para aprovar uma legislação inclusiva que acabe com a invisibilidade e a discriminação em relação aos homossexuais e que os advogados precisam ser sensíveis a essa causa ainda difícil no âmbito do Legislativo, mas que vem avançando no judiciário.
Presente na audiência, a senadora Marta Suplicy (PT-SP) disse que muitos dos avanços que vem sendo feitos na defesa dos direitos dos homossexuais se deve ao trabalho da vice-presidente do IBDFAM. "A Dra. Maria Berenice Dias têm sido uma "leoa" na defesa destas questões e nós devemos muito ao trabalho dela", afirmou.
Marta Suplicy considerou como um grande progresso a criação da comissão. Segundo ela, muitos juizes e até mesmo advogados não tem noção das dificuldades que muitos homossexuais enfrentam em determinados momentos da vida e que eles, magistrados, têm que julgar.
Para o deputado Jean Wylys (PSOL/RJ) considerou importante criação da Comissão e a presença de Maria Berenice na presidência da mesma. "Maria Berenice tem um grande acumulo na defesa dos direitos homossexuais, uma defesa árdua na extensão da cidadania aos homossexuais", disse.
Fonte: Jus Brasil